O livro reúne 10 ensaios escritos pela professora Irene Borges-Duarte, diretora da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos. Voltados para a análise da tradição fenomenológica, os ensaios cobrem um extenso arco da filosofia heideggeriana e abordam afetos que vão da angústia e do tédio (mais comumente associados ao pensamento do autor de Ser e Tempo), a análises do amor, da reserva, do bom humor e da aventura. A noção de cuidado dá unidade ao conjunto.
Este é o segundo volume da coleção luso-brasileira «Fenomenologia e Cultura», publicada conjuntamente pelas editoras Documenta, Nau editora e PUC-Rio.
Cuidado e Afectividade leva ao grande público análises fenomenológicas de temas contemporâneos de central relevância e traz, simultaneamente, contribuição de grande importância para a comunidade de estudiosos da obra de Martin Heidegger.
Sobre a autora: Doutora em Filosofia (Madrid, 1994), é professora associada na Universidade de Évora e investigadora do Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura. Foi Presidente da Associação Portuguesa da Filosofia Fenomenológica (2011-2017) e, atualmente, integra a direção da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos (desde 2017) e a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Pesquisadora no horizonte de uma Ontologia hermenêutica de raiz fenomenológica, com os seguintes eixos principais de atenção: (1) a Análise Existencial fenomenológica, de base heideggeriana, em relação com a Psicanálise; (2) a Fenomenologia da Técnica nas suas manifestações culturais e ambientais; (3) a questão da linguagem e da tradução, nas vertentes teórica e prática, muito especialmente no contexto do projeto «Heidegger em Português».
- Páginas: 280
- ISBN: 9786587079547
- Editora: Nau Editora
- Autores: Autora: Irene Borges-Duarte
- Formato: 14 x 21 cm